A FAA no debate sobre a gestão da inovação

IEL-BA debate gestão da inovação

Um amplo debate sobre a importância da gestão da inovação para a competitividade das empresas baianas e geração de mais valor para seus negócios. Este foi o objetivo do JOINOVA 2014, encontro promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/BA,  na última quinta-feira, na FIEB, com presença de empresários e gestores de empresa de diversos portes e setores produtivos.

O encontrou contou com presença de empresários e gestores de empresa de diversos portes e setores produtivos.  Foto: Ângelo Pontes | Coperphoto | Sistema FIEB

O encontrou contou com presença de empresários e gestores de empresa de diversos portes e setores produtivos. Foto: Ângelo Pontes | Coperphoto | Sistema FIEB

O superintendente do IEL, Evandro Mazo, abriu o evento chamando atenção para o diferencial que a gestão da inovação representa no sucesso das empresas. “A gestão da inovação é um processo dentro da inovação. Boas práticas em cada etapa, no cotidiano das empresas, contribuem para o sucesso do processo de inovação como um todo, colaborando consideravelmente para a competitividade do negócio”, explicou.

Para mostrar casos de sucesso na área, o evento contou com a presença de representantes de três empresas de grande porte: Braskem, Brasilata e Ericcson, que expuseram algumas das suas experiências em gestão da inovação.

A coordenadora de Gestão de Desempenho da Inovação da Braskem, Luciane Sereda, explicou que a multinacional investiu 100 milhões de dólares em inovação em 2013, em busca de soluções nos seus produtos. “Procuramos, através do programa de inovação, capturar o valor de novos produtos, criando coisas novas ou incrementando as já existentes. Com foco na gestão de risco, já que temos projetos com duração de quase 7 anos, procuramos trabalhar, em muitos casos, em parceira com clientes, fornecedores etc”, explicou.

O CEO da Brasilata, Antônio Carlos Teixeira, contou que sua área está em declínio, pois o mercado de latas tem perdido espaço para embalagens de outros materiais, como plástico e tetra pak, mas, ainda assim, sua empresa tem crescido. “Crescemos proporcionalmente 5 vezes nos últimos 20 anos, investindo basicamente em processos de inovação na gestão de pessoas”. Para dar exemplo, ele falou da crise de 2009, quando todo mundo demitiu funcionários e a Brasilata não demitiu ninguém. “Inventamos um banco de férias, que os funcionários teriam direito, e seguramos todo mundo. Logo após a crise, surpresa: o mercado deu um boom, estava com demanda reprimida, e ninguém conseguiu atender, pois os quadros estavam desfalcados. Nós conseguimos. Vendemos muito”, comemora.

O outro painel do dia contou com a presença de empresas baianas que vêm investindo no tema, utilizando a Tecnologia JOIN de Gestão da Inovação. BMD Têxteis, Qualidados, Inovit e Futura Arquitetos foram convidadas para expor suas experiências.

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O gerente de negócios da BMD Têxteis, João Paulo Cardoso, explicou que adotou a tecnologia JOIN porque no seu setor a inovação é ainda mais crucial do que normalmente é para outras áreas. “70% da atividade têxtil está na Ásia. Sobreviver nesta área aqui no Brasil está cada dia mais difícil. Por isso, a inovação é, pra gente, uma questão de sobrevivência”, pontuou.

O CEO da Inovit, Renato Carneiro, explicou que é notória a ascensão da sua empresa após a utilização da tecnologia JOIN. “Hoje conhecemos e utilizamos diversas ferramentas que nos auxiliam muito na gestão do negócio. Às vezes você tem uma ideia, mas não consegue transformar em realidade. Depois do JOIN, nosso aproveitamento nesse sentido aumentou consideravelmente”, comemorou.

A coordenadora de conteúdo JOIN, Ana Pires, aproveitou o momento para reforçar que estes objetivos alcançados e celebrados pelas empresas são, de fato, o objetivo da tecnologia. “O nosso foco principal é pensar soluções para resolver problemas que existem e afligem as empresas”, explicou.

As atividades do dia contaram ainda com uma partida JOIN – jogos da inovação, antecedida de um Pitch da Inovação, no qual foram votadas as ideias mais interessantes para a realização do jogo empresarial.

O JOINOVA 2014 é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/BA alinhada com o esforço nacional de difusão da cultura de inovação. No Brasil, a ação e teve sua primeira edição em 2013, buscando compartilhar boas práticas de gestão da inovação adotadas por empresas inovadoras; apresentar casos de inovação; debater sobre os desafios da sistematização da gestão da inovação na empresa; conceber ideias criativas para inovações; ampliar a rede de relacionamento dos participantes e facilitar a criação de parcerias.

Fonte: http://www.fieb.org.br/iel/Noticia/2468/iel-ba-debate-gestao-da-inovacao.aspx