Concurso Construye Solar – Chile

Construye Solar é uma competição organizada pela Ruta Solar, o Ministério da Vivenda e Urbanismo e do Chile Green Building Council, que convidou as universidades em todo o Chile e na América Latina para desenvolver protótipos de vivendas econômicas e sustentáveis.

A iniciativa da primeira edição do concurso teve como objetivo gerar novas capacidades na área da construção sustentável na América Latina e sensibilizar o público sobre os benefícios econômicos, ambientais e sociais oferecidos por casas amigáveis ​​com o meio ambiente.

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”6″ images=”2170,2171,2172,2173,2174,2175,2176,2177,2178,2179″ onclick=”link_no” custom_links_target=”_self” img_size=”900×400″][/vc_column][/vc_row]

O projeto foi dividido em duas fases:

Classificação: As equipes inscritas tiveram de apresentar as suas propostas para a habitação sustentável em Agosto de 2014. Os projetos foram apresentados em uma exposição de modelos abertos ao público, onde um comitê de juízes selecionou os top 10 que avançaram para a fase de construção.

Construção: As equipes classificadas para a segunda fase tiveram sete meses para construir seu projeto, a partir de setembro de 2014. Em abril de 2015, os participantes apresentaram suas casas construídas em uma exposição pública que teve uma duração de 11 dias.

O vencedor foi definido por seu desempenho em vários testes, que incluíram: construção, eficiência energética, a sustentabilidade dos materiais, conforto e comunicação do projeto ao público, e outros.

 

Casa Parrón ganha a primeira edição do concurso de vivendas sustentáveis da América Latina

O primeiro lugar da competição foi para a Casa Parrón da Universidad Mayor Sede Temuco, o segundo lugar foi para a Casa Tempero da Universidade Católica do Chile, e o terceiro lugar foi para a casa Cluster 01 da Universidade de Concepción.

construye-solar_12

Construye Solar é organizado por: La Ruta Solar, Ministerio de Vivienda y Urbanismo y Chile GBC.

Apoio: Deceuninck, SunEdison, Chilectra, Disal, Masisa, Sodexo.

Parceria: Heavenward, Kaltemp, Kamstrup, Late!, TecnoFast y LumiSolar.

Patrocínio: Acera, Acesol, AChEE, AOA, Municipalidad de Santiago, Corfo, Ministerio del Medio Ambiente, Ministerio de Energía.

 

Veja a nota completa aqui