Il Capo -Yuri Ancarani

Yuri Ancarani extrai um retrato impressionante de mármore

“Pedreiras de mármore são lugares tão incríveis e surpreendentes, elas são quase como grandes teatros ou cenários”, diz Yuri Ancarani, o cineasta por trás do documentário, Il Capo (O Chefe), que segue o trabalho de um chefe de pedreira, e de como ele guia seus homens através do processo de extração, utilizando uma linguagem silenciosa de gestos e sinais.

Ancarani foi cativado pelas paisagens sobrenaturais da pedreira. Ele passou quase um ano filmando em Monte Bettolgi, na região de Carrara dos Alpes Apuanos, no noroeste da Itália, eventualmente decidindo o foco do seu filme no hipnótico e dramático momento em que os monumentais blocos de mármore são libertados da montanha, caindo no chão com um baque de tremer a terra.

“Eu estava enfeitiçado pelo chefe, observando-o trabalhar”, diz Ancarani, sobre filme que está sendo exibido como parte de “Artists ‘Films International”, um programa itinerante de cinema, vídeo e animação, na Galeria Whitechapel, em Londres. “Como ele pode mover blocos de mármore gigantescos usando escavadeiras enormes, mas onde os seus próprios movimentos são leves, precisos e determinados.”

 

Fonte: Nowness