Make It Right – 150 casas sustentáveis após o Katrina

Quando Brad Pitt visitou o bairro de Lower 9th Ward em New Orleans, dois anos após o furacão Katrina, ficou chocado com a falta de progresso na reconstrução deste histórico bairro da classe trabalhadora. Muitos preocupados com que a situação do bairro seria esquecida. Em um movimento ousado, Pitt empenhou-se em ajudar a reconstruir a área mais atingida da cidade.

Pitt acreditava que, se pudéssemos construir casas seguras, sustentáveis ​​na parte mais devastada de Nova Orleans, provaria que casas econômicas, sustentáveis e de alta qualidade, poderiam ser construídas em qualquer lugar da cidade. Liderados pelos arquitetos da GRAFT, a organização convocou 21 arquitetos de renome mundial para projetar, casas adaptadas ao clima, ecológicas baseadas nos princípios de design do Cradle to Cradle de William McDonough.

Ao longo de muitos meses, Pitt e os arquitetos, que ofereceram voluntariamente o seu tempo e trabalho, reuniram-se com os proprietários das casas e líderes comunitários de Lower 9th Ward para falar sobre as suas necessidades de reconstrução e para colaborar nos projetos. Make It Right iniciou os esforços de angariação de fundos com o Projeto-Rosa em dezembro de 2007 e inaugurou as primeiras casas com o presidente Clinton e a Clinton Global Initiative em março de 2008. A construção começou em junho de 2008 e as primeiras seis casas foram concluídas em agosto de 2008.

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”6″ images=”2085,2086,2087,2088,2089,2090,2091,2092,2093″ onclick=”link_no” custom_links_target=”_self” img_size=”900×400″][/vc_column][/vc_row]

Nova Orleans hoje

Make It Right está construindo 150 casas sustentáveis, seguras em Lower 9th Ward, o bairro mais devastado pelo furacão Katrina em New Orleans. Até o momento, 100 casas foram construídas e todas ganharam a certificação LEED Platinum, o mais alto nível de certificação oferecido pelo US Green Building Council.

Os donos das casas puderam escolher entre 21 projetos inovadores, incluindo casas unifamiliares e duplex, e personalizar suas residências, escolhendo as cores da pintura, pisos, armários e bancadas que melhor atendam às suas necessidades e estilos. A área média da casa unifamiliar é 425 metros quadrados.

Mais de 350 pessoas já estão vivendo em casas da Make It Right em áreas do bairro que estavam arrasadas há apenas quatro anos atrás. Além de fornecer casas, nós construímos, um parque infantil ecológico, movido a energia solar e trabalhamos com os residentes para plantar hortas comunitárias em todo o bairro. Agora estamos explorando maneiras de atrair outros serviços e comodidades necessárias para garantir a sustentabilidade a longo prazo da comunidade.

A seguir uma lista com alguns dos projetos:

Adjaye Associates (London, England) – Projeto
BILD (New Orleans) – Projeto
Billes Architecture (New Orleans) – Projeto
Billes Architecture (New Orleans) – Projeto
BNIM (Kansas City) – Projeto
BNIM (Kansas City) – Projeto
Building Studio (New Orleans) – Projeto
Concordia (New Orleans) – Projeto
Constructs (Accra, Ghana) – Projeto
Constructs (Accra, Ghana) – Projeto
Elemental (Santiago, Chile) – Projeto
Eskew+Dumez+Ripple (New Orleans) – Projeto
Graft (Berlin, Germany)  – Projeto
Graft (Berlin, Germany) – Projeto
Gehry and Partners (Los Angeles) – Projeto
Hitoshi Abe (Sendai, Japan) – Projeto
Kieran Timberlake (Philadelphia) – Projeto
Morphosis (Santa Monica) – Projeto
MVRDV (Rotterdam, Netherlands) – Projeto
MVRDV (Rotterdam, Netherlands) – Projeto
Pugh and Scarpa (Santa Monica) – Projeto
Pugh + Scarpa (Santa Monica) – Projeto
Ray Kappe (Berkley) – Projeto
Shigeru Ban Architects (Tokyo, Japan) – Projeto
Trahan Architects (Baton Rouge) – Projeto
Waggonner and Ball (New Orleans) – Projeto
William McDonough + Partners (Charlottesville) – Projeto

 

Fonte: Make It Right

Tradução: Futura Arquitetos Associados – Alvaro Letelier Hidalgo