Residências em Hualien, Taiwan

O empreendimento Residências em Hualien, desenhadas pelo grupo BIG-Bjarke Ingels Group, iniciou as vendas com uma unidade modelo completa na Costa Leste de Taiwan. Os 1000 m2 de casas oferecem um vislumbre do estilo de vida e amenidades do empreendimento, incluindo uma nova linha de mobiliário desenhado exclusivamente para as Residências em Hualien por Kibisi.

Hualien-Residences_02

Localizado a 5 km ao sul da cidade de Hualien, o novo Hualien Residences totaliza 120.000 m2, que são desenvolvidos pela Taiwan Land Development Corporation. O projeto procura preservar e realçar a beleza da natureza circundante, criando um bairro denso de casas de férias que oferece aos futuros moradores uma vida ativa e social fora da cidade. A construção da primeira fase está prevista para 2016 e deve ser concluída até 2018.

Hualien-Residences_03

O projeto das Residências em Hualien da BIG evoca a forma das montanhas de Taiwan no oeste, aparecendo como uma paisagem estilizada de montes, vales e desfiladeiros. As placas de piso são divididas em finas listras de paisagem, cobertas por vegetação verde. Os volumes são deslocados para garantir que a luz do dia e vistas atingem profundamente as residências – e mergulhem para formar canyons para pedestres e exuberantes atalhos entre os prédios.

Hualien-Residences_08

“As colinas Hualien são uma tentativa utopia pragmática na densificação rural, onde as qualidades ecológicas da natureza não são consumidas pelo desenvolvimento urbano, mas sim estendidas e amplificadas. Onde os espanhóis encontraram maneiras de perfurar casas e cidades nas rochas porosas das montanhas locais em Guadix, os taiwaneses estão agora construindo paisagens urbanas de encostas habitadas em Hualien “.

Bjarke Ingels, Sócio Fundador, BIG.

Hualien-Residences_04  Hualien-Residences_06

Em uma espinha dorsal de layouts eficientes e circulação racional, os telhados ondulantes dos edifícios fornecem ao bairro uma grande variação nos tipos de residência e espaços comuns. No interior, os apartamentos ganham atributos das silhuetas em ângulo para adicionar uma sensação vernacular, quase tradicional de sótãos e varandas no meio do empreendimento denso e moderno.

 

Fonte: Architect Magazine

Tradução: Alvaro Letelier