Roxbury E+ Condomínio em Boston

Painéis solares cobrem os telhados destas quatro moradias em Boston executadas pela ISA, permitindo-lhes produzir sustentavelmente mais energia e água quente do que os seus ocupantes conseguiriam utilizar.

Roxbury E+ by ISA

ISA,com sede em Boston, ganhou um concurso organizado pelo conselho da cidade para projetar uma linha de moradias de três andares para um terreno baldio no bairro de Roxbury.

O projeto faz parte do Programa de Construção E+Verde (E+ Green Building Program), a um projeto-piloto para desenvolver habitação energia-positiva na cidade. Chamado de Roxbury E+, devido ao bairro e ao esquema, as casas são baseadas armações de madeira que são revestidas com painéis de metal e madeira bronzeada.

Roxbury E+ by ISA

Construídas tomando uma série de medidas para economizar e produzir energia as casas de 185 metros quadrados, deram ao projeto um saldo positivo da energia.

Painéis solares montados no telhado e janelas grandes que maximizam a entrada da luz natural ajudam a compensar o consumo de energia, proporcionando não apenas eletricidade suficiente e água quente para a habitação, mas um excedente deles.

Roxbury E+ by ISA

“A produção de energia é direcionada para superar as exigências dos ocupantes, com excedente para ser vendido para a rede”, disseram os arquitetos.

Torneiras, chuveiros e vasos sanitários têm um fluxo reduzido projetado para minimizar o consumo de água, enquanto os jardins são plantados com espécies nativas e tolerantes à seca, destinadas a reduzir ainda mais o desperdício de água.

Roxbury E+ by ISA

Altos níveis de isolamento, incluindo janelas de vidros triplos contribuem para a certificação LEED Platinum do projeto – a mais alta classificação de desempenho energético que pode ser dada a um edifício.

“Como o local tem uma encosta significativa, as casas descem em cascata pela colina para expressar o caráter único do local e para permitir a orientação solar ideal”, disseram os arquitetos.

Roxbury E+ by ISAPhotograph by Urbanica

Os arquitetos conceberam a forma das vivendas como uma caixa, deformada para se adaptar ao terreno inclinado. A forma escalonada adapta-se ao terreno inclinado, enquanto os telhados de uma água que se inclinam para dentro criam um ângulo ideal para os painéis solares.

“O processo de criação começou com uma caixa básica- simples e acessível para construir, e previsível em sua capacidade de selar e isolar firmemente o ar”, disse a equipe.

Roxbury E+ by ISA

Cada propriedade de dois andares tem um bay-window invertido, projetado para maximizar a luz natural e ventilação, enquanto ludicamente lembra das características do período de casas tradicionais com estrutura de madeira do estilo New England do bairro.

“Roxbury é um bairro eclético com muita personalidade e charme”, disse a equipe de design. “A arquitetura do projeto introduz padrões variados através de componentes de revestimento e gestos formais para criar texturas e ritmos visuais únicos.”

Roxbury E+ by ISAPhotograph by Urbanica

Enquanto três das moradias serão vendidos à taxa de mercado, uma será oferecida a 80 por cento do valor – uma medida que tem a intenção de preservar o equilíbrio de rendimento misto do bairro.
“Esperamos que o projeto será um catalisador para ajudar a educar uma nova geração de trabalhadores de “colarinho verde” e estimular a economia e oportunidades de emprego locais”, disse o estúdio.


Projeto:

– Projeto de arquitetura: Interface Studio Architects
– Arquiteto de registro: Urbanica Design
– Engenheiro estrutural: DM Berg Consultants
– Engenheiro civil: C.L.G. Associates
– MEP/solar: Engineering Design Build
– Designer de paisagem: Boca Raton
– Consultor LEED: Urbanica Design
– Avaliador HERS: Conservation Services Group
– Construtor: Urbanica Construction

Roxbury E+ by ISA
Diagrama de massa
Roxbury E+ by ISA
Massing diagram
Roxbury E+ by ISA
Diagrama da envolvente
Roxbury E+ by ISA
Diagrama do Bairro
Roxbury E+ by ISA
Diagrama do Terreno
Roxbury E+ by ISA
Plantas Baixas
Roxbury E+ by ISA
Corte e diagrama de ventilação

 

Fonte: “Roxbury E+ townhouses in Boston designed to produce more energy than they use” –  Dezeem

Tradução: Futura Arquitetos Associados – Alvaro Letelier Hidalgo