Sevilha: uma cidade amiga dos ciclistas

Contra todas as probabilidades Sevilha conseguiu transformar a cidade em um paraíso para os entusiastas do ciclismo. Decidimos revelar qual foi o segredo nesse nosso último filme da série ‘Bike Friendly Cities’. Vamos visitar a capital da Andaluzia.

 

https://www.youtube.com/watch?v=1tvYlUH9YRo
Sevilha aumentou o número de ciclistas de zero a nove por cento em apenas alguns anos. Mas como explicamos no artigo anterior, mas tomou à cidade quase duas décadas e uma visão radical para o conseguir estes resultados.

Os esforços valeram a pena. Estes resultam na construção de uma rede de 70 quilômetros de ciclovias no primeiro ano, que agora são utilizadas por mais de 70 mil pessoas todos os dias. Mais importante ainda, Sevilha é agora a prova de que é possível ter uma cidade com uma coexistência funcional e segura de ambos ciclistas e motoristas.

 

Que conhecemos em nossa jornada

Viajamos para Sevilha para entrevistar as pessoas que são responsáveis por essa transformação bem-sucedida, bem como os residentes locais e outros que se beneficiam da rede de ciclovias. Conhecemos projetista da rede Manuel Calvo, que acredita que a vontade política e um movimento social forte permitiram Sevilha se tornar uma ‘Bike Friendly City’.

bike-friendly-cities_02

O ciclo ativista Ricardo Marques Sillier acrescenta que a receita para o sucesso foi a construção da rede o mais rápido possível. Foram entrevistados José Garcia Cebrián, que é o ex-chefe de planejamento urbano, bem como o gerente do sistema de aluguel de bicicletas Sevilha, Rafael Jimenez.

 

Fonte: We Love Cicling