Primeiro Manual de Ruas Compartilhadas

Tendências na cidade indicam que é hora de recuperar as ruas, e espaços públicos em geral, para as pessoas. Estas tendências têm sido desenvolvidos com base em conceitos como a pirâmide de mobilidade e as ruas completas, entre outros; conceitos que indicam que há alguns personagens de rua que têm prioridade sobre os outros.

Há, por outro lado, o conceito de Espaço Compartilhado ou Shared Space, que representa uma mudança de paradigma na maneira de pensar e viver na rua: devemos esquecer a segregação por velocidade, os sinais de trânsito e separações, para começar a pensar em espaços e ruas verdadeiramente partilhados, onde é possível negociar o espaço de uma forma pessoal.

calles-compartidas_01

©Hamilton-Baillie Associates. Exhibition Road, Londres – Elwick. Imagem cortesia de Ben Hamilton-Baillie

 

Apresentamos uma primeira abordagem ao conceito de Ruas Compartilhados em espanhol, a fim de abrir o debate sobre a sua implementação e as oportunidades em cidades latino-americanas. Esta é uma primeira versão que será enriquecida com exemplos, estudos de caso, e especialmente opiniões dos diversos atores que complementam a nossa visão sobre o assunto.

Você pode baixar o manual gratuitamente da página web de dérive LAB e enviar as suas perguntas ou comentários através do mesmo site.

Compartilhemos a rua!

 

 

“Quanto mais o número de restrições nas ruas aumenta, mais pessoas irão diminuir seu sentido de responsabilidade sobre eles.”
– Hans Monderman

 

calles-compartidas_02

©Vienncouver. Mariahilferstraße, Viena

 

Fonte: dérive LAB

Imagem da capa: New Road. Imagem cortesia de Ben Hamilton-Baillie